miércoles, 15 de junio de 2011

Rally Cross Country Brasil: De carro, Zé Hélio encara etapa do Brasileiro de Rally Cross Country

Zé Hélio acaba de fazer a inscrição do Rally Cuesta Off-Road, que entre os dias 1º e 3 de julho será válido como etapa do Campeonato Brasileiro e do Paulista da modalidade na região de Botucatu (SP). A grande novidade, porém, é a forma como o atual campeão nacional e pentacampeão do Rally Internacional dos Sertões entre as motos irá encarar o desafio: a bordo de um carro. Serão duas etapas cronometradas, que somam 244 quilômetros.

O paulista, que possui ainda no currículo duas participações no Rally Dakar, entre outras importantes provas internacionais, será o piloto de um Sherpa na categoria Protótipo, ao lado do navegador Cláudio Corcelli, na equipe MEM. O que muita gente não sabe é que Zé Hélio já esteve em outras provas sobre quatro rodas. “Corri duas vezes no Sertões de carro, nos anos de 96 e 97, e chegamos a pegar pódio em terceiro lugar na geral. E no ano passado corri no Rally dos Amigos”, contou o piloto.

A paixão por motor e velocidade é fator comum entre os competidores de rali, e é por isso que muitos deles já se arriscaram em provas com diferentes tipos de veículos. Este é o caso, por exemplo, do multicampeão Stéphane Peterhansel. Hexacampeão entre as motos do Dakar, o piloto migrou para os carros e venceu a mais tradicional prova da modalidade em outras três ocasiões.

“A categoria de motocicletas é a mais difícil, pois precisamos pilotar e navegar ao mesmo tempo”, comparou Zé Hélio. “Além disso, quando o piloto de moto vai para os carros, ele leva toda a bagagem de conhecimentos em terrenos, pilotagem, estratégia, aderência e velocidade, os quais são fundamentais em qualquer categoria”, continuou o competidor.

Novos ares – Tudo indica que Zé Hélio também irá respirar novos ares no Rally dos Sertões deste ano. “Pretendo ficar nos bastidores, como estrategista e chefe de equipe da Klaumann Speedbrain, ao lado do Wolfgang Fischer. Se isto acontecer, será a primeira vez que fico fora da disputa por uma decisão minha desde a criação do evento, há 18 anos”, antecipou. A experiência entre os carros está sendo encarada como uma transição natural, mas Zé Hélio não pretende abandonar as duas rodas. “Já o Rally Dakar 2012, a minha intenção é correr novamente de motocicleta”, concluiu o piloto.

Zé Hélio tem o patrocínio de Tek Bond e Kenny, além do apoio da Companhia Athlética e da equipe MEM.

Fuente: Comunicado de prensa | Mundo Press

No hay comentarios: